quinta-feira, 23 de novembro de 2017

18ª REUNIÃO ORDINÁRIA - 17/11/2017



No último dia 17 de novembro, sexta-feira, o comitê teve a honra de realizar a sua última reunião ordinária do ano de 2017, na Estação das Artes Elizeu Ventania, no município de Mossoró-RN.




Nessa reunião, as pautas envolveram a apresentação do poder público municipal de Mossoró, visita técnica dos moradores de Felipe Guerra realizada na calha do rio Apodi-Mossoró no trecho entre Felipe Guerra e Apodi, projeto de integração do rio Apodi-Umari e sobre o XIX Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas - XIX ENCOB, realizado neste ano de 2017, onde participaram os membros do comitê representando a sociedade civil, usuários e poder público.

O município de Mossoró esteve representado pelos membros Katherine e Doriana Secretarias Executivas de Agricultura e Meio Ambiente e Urbanismo respectivamente. A apresentação por parte de Mossoró foi realizada por Luciara Andrade, a qual relatou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas no rio Apodi-Mossoró no trecho urbano do município.



Figura 01 - Apresentação de Luciara Andrade.


Em sequência a reunião, o senhor Ubiracy, coordenador da União dos Vereadores do RN - UVERN, apresentou a situação atual da calha do rio Apodi-Mossoró relatando a necessidade da retirada dos barramentos e limpeza da calha do rio.


Figura 02 - Apresentação de Ubiracy.


O profº Genildo, representando a FUNDEVAP, e o Eng° Agrônomo Damião, representando a APUMARI, realizaram a apresentação sobre o projeto de integração do rio Apodi-Umari, que beneficiará os municípios de Apodi, Caraúbas e Felipe Guerra, tendo por finalidade garantir a segurança hídrica de importantes reservatórios, compreendido nos três municípios, como o Apanha Peixe e Paco em Caraúbas, Miradouro em Felipe Guerra, perenizar o rio Umari no vale do Apodi e beneficiar vários riachos naturais.

O projeto envolve a integração do rio Apodi com o rio Umari através de um canal de 1600 m transportando a água por gravidade, com vazão entre 1,0 m³/s e 1,5 m³/s, sem a utilização de bombeamento. Informaram também que o projeto tem iniciativa popular, ainda falta recursos para finalizar os projetos e a finalidade da apresentação foi, principalmente, divulgar esse projeto para a sociedade.


Figura 03 - Apresentação de Genildo e Damião.


Por fim, o vice-presidente Aparecido e os membros do comitê, Rodrigo e Ubiraci, fizeram uma pequena exposição sobre a experiência vivenciada no XIX – ENCOB.


Figura 04 - Apresentação dos membros do CBH Apodi-Mossoró.


Nenhum comentário:

Postar um comentário